top of page

Ciclo de Refrigeração Por Compressão

Como Funciona o Ar Condicionado?

Vou tentar explicar brevemente, porém antes de iniciar precisamos conhecer os componentes do ciclo de refrigeração.

Os componentes necessários para um sistema de refrigeração por compressão são:

Compressor,

Condensador,

Dispositivo de expansão e

Evaporador .

O fluido refrigerante é aspirado pelo compressor na forma de vapor em baixa pressão e temperatura, esse vapor é comprimido e descarregado na linha de descarga, que o conduzirá ao condensador; no condensador a alta pressão e temperatura ainda na forma de vapor, o condensador que fica situado no lado externo do ambiente recebe o fluido refrigerante, o ultimo rejeita através da condensação do fluido refrigerante o calor absorvido no evaporador mais o calor gerado pelo compressor. O fluido refrigerante perde assim uma grande quantidade de calor, passando do estado gasoso para o estado líquido. Agora na linha de líquido o fluido refrigerante passa por uma restrição (dispositivo de expansão) a fim de atingir a pressão de condensação. Saindo do dispositivo de expansão, o refrigerante agora em baixa pressão e temperatura alimenta o evaporador numa mistura de líquido mais vapor (proporção mediana de 80% líquido /20% vapor) essa mistura absorve calor do meio a ser refrigerado através da evaporação do líquido restante do fluido refrigerante, após virar totalmente vapor o fluido é aspirado novamente pelo compressor que sucçiona, comprime e descarrega esse fluido reiniciando o ciclo novamente.

Como foi descrito acima, o ciclo frigorífico por compressão é a soma de vários componentes trabalhando em conjunto. O mau funcionamento de apenas um dos componentes acarretará diretamente na deficiência ou até a parada do sistema como um todo. Refrigeração é basicamente a remoção de calor, no ciclo de refrigeração esse processo acontece com a troca de calor, ou seja o calor é absorvido no evaporador e rejeitado no condensador. Essa troca de calor acontece basicamente pela evaporação e condensação do fluido refrigerante.

Por fim ter em mente que a ferramenta mais poderosa para a solução de problemas em equipamentos de refrigeração é um profundo conhecimento da teoria e do ciclo de refrigeração. Isso ajudará a prever como um problema que ocorre num ponto afetará outras partes do ciclo.

Jefferson Cerretti

Posts em destaque!!
Posts recentes
Arquivos
Busca por tópicos
Siga nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page